3 fatores essenciais para a escolha de um cartão consignado

Escolher uma forma de crédito nem sempre é tarefa fácil. No entanto, sabemos que as opções consignadas estão entre as mais benéficas para aqueles que são aptos a solicitar esse tipo de crédito, incluindo o cartão de crédito consignado, sobre o qual ainda há muitas dúvidas e desconfianças.

Saber qual o melhor cartão consignado passa, antes de tudo, pelo entendimento completo sobre essa modalidade de crédito, as diferenças entre ela e as demais ofertas e os benefícios específicos dessa opção consignada.

Pensando nisso, o blog Fontes criou um artigo completo sobre o assunto. Nele você entende melhor sobre os cartões de crédito consignados e quais os fatores essenciais na escolha do que mais se adequa à sua realidade. Acompanhe:

O que é e como funciona um cartão de crédito consignado?

Apesar do nome diferenciado, um cartão de crédito consignado é, por essência, um cartão de crédito como todos os outros no que diz respeito ao seu funcionamento básico – você realiza uma compra na função crédito, parcelada ou não, e paga uma fatura mensal de acordo com os seus gastos.

Porém, os cartões de crédito consignados possuem um público-alvo específico, que se resume no mesmo do empréstimo consignado.

 

 

Além disso, o pagamento da fatura do cartão consignado também funciona como no empréstimo, por meio do desconto em folha de pagamento. Na prática, um cartão desse tipo só é disponibilizado para um grupo específico de pessoas e sua fatura é paga com uma espécie de débito automático.

Cartão de crédito consignado x cartão de crédito comum: qual a diferença

Resumidamente, as diferenças entre os cartões consignados e tradicionais são o público para o qual são destinados e o tipo de pagamento da fatura. De forma mais detalhada, as diferenças entre os tipos de cartões são:

 

 

Os cartões consignados, devido à garantia de pagamento que a modalidade consignada oferece, são capazes de oferecer maiores benefícios que as opções tradicionais.

Cartão consignado x empréstimo consignado: quais as diferenças?

Da mesma forma em que existem inúmeras dúvidas sobre os tipos de cartões de crédito e suas diferenças em relação ao tipo de empréstimo, também é muito comum que haja dúvidas em relação ao cartão de crédito e o empréstimo consignado.

Apesar de serem modalidades de crédito, há distinções muito claras entre o cartão e o empréstimo:

 

 

Como escolher o melhor cartão de crédito consignado

Agora que você já sabe como funcionam os cartões consignados, é hora de entender quais os fatores devem ser considerados na escolha do que mais se adequa às suas necessidades. Confira a lista que preparamos:

O primeiro critério que deve ser considerado na escolha do cartão consignado ideal é, sem dúvidas, o limite de crédito, afinal de contas, um cartão de crédito precisa ter limite suficiente para suprir as suas necessidades de compra, bem como agir como reserva em casos de necessidade.

Na maioria das vezes, o limite de crédito está relacionado à sua margem consignável, isto é, a quantidade máxima de crédito disponível para você levando em consideração aspectos como tempo e valor do benefício no INSS.

Sendo assim, opte pela opção que ofereça um limite compatível com suas necessidades – se maior ou maior é um fator de decisão pessoal.

As taxas de juros dos cartões de crédito estão entre as mais altas, chegando a 23,2% em 2021. Nesse ponto, os cartões consignados possuem a vantagem de cobrarem taxas de juros menores em caso de pagamento parcial das faturas.

Por padrão, é descontada a Reserva de Margem Consignável (RMC) como pagamento do saldo utilizado em seu cartão consignado. Qualquer valor além disso é direcionado à fatura que, quando paga parcialmente, é rotativada com os encargos no próximo mês.

E são justamente esses encargos que devem ser analisados por quem deseja um cartão dessa modalidade, já que, quanto maior os juros, mais rápido a dívida pode crescer e se tornar inadimplência.

Por fim, um outro fator decisivo são os benefícios extras que os agentes financeiros possam oferecer  para a aquisição de um cartão consignado. Coisas como programas de fidelidade, taxa de juros facilitadas, programas de pontos e vantagens são bons atrativos e diferenciais que devem ser considerados na hora da escolha.

A Fontes é especialista em soluções financeiras e disponibiliza o cartão de crédito consignado ideal para as suas necessidades. Além disso, por meio dos conteúdos exclusivos do nosso blog, você fica por dentro de todas as novidades e assuntos pertinentes ao universo financeiro. Até a próxima!