Empréstimo consignado: o que é, como funciona, e como escolher

O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais vantajosas do mercado para aqueles que são elegíveis para receber esse tipo de benefício. No entanto, é muito comum que haja dúvidas sobre questões como elegibilidade, margem de crédito, taxa de juros, pagamentos e afins.

Por ser um tipo de crédito específico para determinados grupos, o empréstimo consignado acaba sendo uma opção muito procurada, sendo muitas as ofertas de bancos, financeiras, promotoras de crédito e afins.

Sendo assim, o blog Fontes, especialista financeiro, preparou uma série de artigos sobre o assunto: neste, você entende melhor o que é um empréstimo consignado, como ele funciona na prática e como escolher a opção mais vantajosa para o seu contexto. Acompanhe:

 

O que é o empréstimo consignado?

Antes de mais nada, é importante entender ao fundo o que é, de fato, um empréstimo consignado. Trata-se de um empréstimo específico para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e cujo pagamento é realizado diretamente na folha de pagamento desses grupos.

Isso significa que nem todas as pessoas estão elegíveis para receber um empréstimo dessa natureza. O fato de esses grupos possuírem uma renda estável é o principal fator responsável por o empréstimo consignado ser restrito somente a eles, enquanto os outros tipos de empréstimo podem ser solicitados por um amplo grupo de pessoas.

Quem pode e quem não pode fazer um empréstimo consignado?

 

 

Não são elegíveis para a concessão de crédito consignado:

 

 

Qual a diferença entre empréstimo e consignado?

Como você já sabe, o empréstimo consignado é restrito ao grupo específico de pessoas que possuem renda fixa vinculada às instituições públicas e ao INSS. Essa é, inclusive, a principal diferença entre o consignado e os demais tipos de empréstimo.

Além disso, uma outra diferença essencial entre o crédito consignado e o crédito pessoal é que a modalidade consignada é limitada a 35% do salário líquido do beneficiário, enquanto que o crédito pessoal não considera essa margem no momento da análise de crédito.

Também podemos considerar como diferenças entre um crédito consignado e outra modalidade de empréstimo as seguintes características:

  • Taxa de juros: o crédito consignado possui as menores taxas de juros do mercado;
  • Tempo de pagamento: os empréstimos consignados têm um prazo máximo de pagamento de 72 meses (6 anos);
  • Seguridade financeira: o empréstimo consignado representa seguridade às instituições financeiras, devido à forma de pagamento;
  • Facilidade de liberação: a aprovação do consignado depende da disponibilidade da chamada margem consignável;

Como simular um empréstimo consignado?

Para simular um empréstimo consignado, o primeiro passo é entrar em contato com um banco ou uma empresa de consignados e solicitar o empréstimo, partindo do pressuposto que você cumpre os critérios de elegibilidade.

Feito isso, a empresa ou banco fará uma análise de crédito para saber se você possui uma margem consignável – limite de crédito calculado com base no tipo de benefício, no valor dele e na porcentagem máxima definida por lei.

Caso aprovado, o empréstimo é liberado e os pagamentos são descontados em folha de pagamento durante o prazo acordado de pagamento.

Qual é a taxa de juros para empréstimo consignado?

A partir de janeiro de 2022, o Governo Federal alterou as taxas e os critérios do empréstimo consignado, facilitados durante a pandemia. Volta a valer a regra dos 35% – 30% para empréstimo e 5% para o cartão consignado.

Devido às altas das taxas básicas de juros, as taxas para os créditos consignados também aumentaram, saltando de 1,80% para 2,04% ao mês.

 

 

No site do Banco Central, você pode conferir a lista completa das taxas de juros dos principais bancos e financeiras do país.

Qual o melhor banco para fazer um empréstimo consignado?

A escolha do banco ou agente financeiro para realizar um empréstimo consignado deve levar em consideração diversos fatores: taxa de juros, condições de pagamentos, valor do empréstimo, relacionamento com o cliente e outros.

A Fontes é especialista em crédito consignado e atua como correspondente financeira das principais instituições financeiras do mercado nacional, além da credibilidade, das baixas taxas de juros e da garantia da solução ideal para as suas necessidades.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog Fontes e aprenda tudo sobre empréstimo consignado em nossos conteúdos. Aproveite também para saber mais sobre o cartão consignado e quais os seus benefícios. Até a próxima!