Como funciona e como solicitar empréstimo com garantia de FGTS

No dia 7 de junho de 2022, o banco PAN anunciou uma parceria com a Serasa na liberação de crédito para negativados por meio do empréstimo usando o FGTS. 

A parceria atinge milhares de brasileiros que possuem o nome sujo e não conseguem recorrer às modalidades tradicionais de crédito.

Por meio dela, é possível que os trabalhadores que tenham saldo em suas contas do FGTS de pelo menos R$300,00 possam contratar empréstimo com o valor de até 7 parcelas de seu saque-aniversário.

Quer saber mais sobre como solicitar o empréstimo e como ele funciona? Continue lendo este conteúdo completo que o blog Fontes preparou para você:

Empréstimo usando o FGTS: como funciona?

Embora a parceria entre o Serasa e o banco PAN viabilize o acesso ao crédito para brasileiros que necessitam de dinheiro extra, essa modalidade de crédito, também chamada de antecipação do saque-aniversário, está disponível desde 2021 por intermédio da Caixa Econômica.

Para essa modalidade específica, é possível conferir os requisitos, as vantagens e o modo de solicitação diretamente no site da Caixa ou pelo aplicativo Internet Banking em seu celular.

No caso do empréstimo com garantia do FGTS, a solicitação acontece pelo aplicativo do banco PAN, tendo o Serasa como intermediário e também a Caixa, em menor participação.

Além disso, os requisitos são mais simples que a antecipação feita pela Caixa.

Apesar de serem parecidos, a antecipação do saque-aniversário e o empréstimo com garantia de FGTS são diferentes, especialmente em relação aos requisitos e à facilidade de acesso por negativados.

Negativados podem solicitar empréstimo com garantia de FGTS?

Sim, negativados podem solicitar esse tipo de empréstimo! Inclusive, esse é o principal objetivo da parceria – facilitar o acesso ao crédito por quem mais precisa. Com essa medida, você que está inadimplente pode solicitar um empréstimo a baixos juros e sem burocracia.

Ao contrário das modalidades tradicionais de crédito – que dificilmente liberam ofertas de crédito para negativados e, quando o fazem, é sobre a garantia de imóvel ou veículo, o empréstimo usando FGTS utiliza um sistema de cobrança diferente.

Sem parcelas, a juros reduzidos de aproximadamente 1,69% ao mês, os negativados que cumprem os requisitos podem solicitar o equivalente a até 7 parcelas de seu saque-aniversário.

Outros benefícios desse tipo de empréstimo incluem:

  • Facilidade de contratação: tanto a simulação quanto a contratação são feitas de forma 100% online – ou seja, não é preciso sair de casa;
  • Dinheiro rápido: no caso da parceria Serasa e Banco PAN, o dinheiro é liberado em até um dia útil após a contratação;
  • Juros baixos: os juros para o empréstimo com garantia de FGTS são de 1,69% ao mês, inclusive para negativados;
  • Disponível para negativados: como dissemos, não há consulta ao CPF.

Por fim, uma grande vantagem do empréstimo com garantia de FGTS é a liberdade para usar o seu dinheiro como quiser, sem as restrições que muitas vezes são impostas pelos bancos tradicionais.

Passo a passo para solicitar o seu empréstimo

Agora que você já sabe como funciona o empréstimo com FGTS e quais os seus benefícios, é hora de saber exatamente como solicitá-lo:

Vale lembrar que o passo a passo completo, assim como todas as demais informações estão disponíveis no próprio site do Serasa em caso de dúvidas mais específicas.

Passo 1: Libere a opção do saque-aniversário pelo aplicativo FGTS

Antes de mais nada, é preciso que você siga alguns passos essenciais pelo aplicativo do FGTS:

  • Baixe o aplicativo em seu celular;
  • Acesse o aplicativo, selecione a opção “Saque-Aniversário” e aceite os termos para aderir à modalidade (lembre-se de ler atentamente as informações e termos de uso);
  • Vá em “Empréstimo Saque-Aniversário” e faça a autorização do Banco PAN para consultar seu FGTS (essa etapa é essencial).

Passo 2: Busque por ofertas de crédito no Serasa eCred

Finalizada essa etapa, vá até o Serasa eCred (plataforma de simulação de crédito da Serasa) e busque pelo valor desejado de empréstimo. Dentre as opções, basta escolher  “empréstimo com antecipação do FGTS” com o Banco PAN e fazer a solicitação.

Passo 3: Finalize a solicitação pelo Banco PAN

Após preencher seus dados pessoais e bancários, será necessário confirmar sua identidade por meio do aplicativo do Banco PAN. Além disso, caso as ofertas de crédito pelo Serasa eCred não estejam disponíveis, você pode fazer toda a solicitação diretamente no app do banco.

Pronto! Agora é só utilizar-se do dinheiro contratado e usufruir da liberdade financeira que o empréstimo usando FGTS proporciona! E, para mais conteúdos como esse, basta acompanhar o blog Fontes. Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.