Saiba como contratar empréstimo consignado SIAPE

Nós do blog Fontes temos como uma de nossas missões trazer o conhecimento mais completo e atualizado sobre o universo financeiro e sobre empréstimo consignado. Seguindo essa linha, hoje trataremos especificamente do empréstimo consignado SIAPE.

A sigla dá nome ao sistema de gestão da administração pública e, por extensão, aqueles que estão matriculados nele – os servidores públicos federais. Sendo assim, o consignado SIAPE nada mais é que o empréstimo direcionado a essa categoria.

Assim como para aposentados e pensionistas do INSS e militares de carreira, o empréstimo consignado abrange esse público e oferece condições diferenciadas dos empréstimos tradicionais.

Quer saber quais são e como solicitar o seu? É só nos acompanhar na leitura deste conteúdo e tirar todas as suas dúvidas:

Como funciona o empréstimo para Servidor Público Federal?

Como dissemos, o empréstimo SIAPE é uma linha de crédito consignado, o que significa que ele funciona de forma similar ao consignado para INSS e Exército – por meio do desconto automático em folha de pagamento.

Além disso, o prazo de pagamento e a taxa de juros também são similares – cerca de 1,25% ao mês, em média. Um detalhe importante é que, para os servidores públicos federais, o prazo de pagamento é maior, chegando a 96 meses (8 anos).

Um outro aspecto diferenciado do consignado SIAPE é a forma de liberação do crédito. Ela acontece pela plataforma SouGov (que substituiu o SIGEPE e o SIAPE, também chamado de Siapenet), por onde o servidor pode fazer o acesso ao sistema de emissão de contracheques.

Quais os requisitos para solicitar um consignado SIAPE?

Os servidores públicos federais que desejam contratar essa linha de crédito precisam atender a alguns requisitos básicos – assim como em todo serviço financeiro. 

Aliás, temos um conteúdo inteiramente dedicado aos requisitos para a contratação do empréstimo consignado – não deixe de conferir! Voltando ao contexto específico da SIAPE, os requisitos básicos são:

Cargos e categorias que podem solicitar empréstimo via SIAPE

Infelizmente, nem sempre atender aos requisitos básicos é garantia de que você vá conseguir a liberação de um crédito consignado. Isso porque, o cargo e a categoria que você ocupa também são determinantes para a aprovação do consignado.

Sendo assim, listamos a seguir as categorias que têm direito a solicitar o empréstimo consignado para servidor público federal e, em seguida, os cargos para os quais esse benefício não se aplica. Confira:

Cargos e categorias não elegíveis para consignado Servidor Público Federal

Os cargos e categorias não elegíveis para essa linha de crédito são:

  • CLT – Celetistas;
  • Comissionados;
  • Contratado Temporário;
  • Excedente à lotação;
  • Titular de Cargo em Comissão;
  • Requisitado;
  • Req.de Outros Órgãos;
  • Sem vínculo;
  • Estagiário;
  • Recrutamento amplo;
  • Gratificados;
  • Tutelado;
  • Curatelado;
  • Designados sem e com quinquênios;
  • Prestador de Serviço;
  • Anistiado ADCT CF;
  • Anistiado Público L10559;
  • Anistiado Privado L10559.

Qual o valor do empréstimo consignado para servidores públicos?

Essa é, de longe, a dúvida mais comum entre aqueles que buscam um empréstimo consignado: afinal, qual o valor possível de contratação?

Bem, a resposta é que não existe um valor pré-definido para a contratação. O limite do dinheiro liberado depende somente da margem consignada disponível.

Por lei, a margem consignada é a porcentagem do salário líquido que pode ser destinada ao pagamento de  parcelas de empréstimo consignado. Por lei, essa porcentagem é de 30% (mais recentemente, o governo passou a permitir provisoriamente até 35%).

Um servidor público que ganha, por exemplo, um salário líquido de R$2500,00 pode comprometer, no máximo, R$720,00 de sua renda com o pagamento de empréstimo consignado.

Vale lembrar que esse valor pode ser dividido em múltiplos contratos – o que é uma característica dos consignados de forma geral.

Para contratação, basta entrar em contato com uma instituição financeira que tenha convênio com o SIAPE e seguir a contratação conforme suas normas – o que envolve o envio de documentos pessoais e a autorização do desconto em contracheque.

Por fim, não há muito segredo para os empréstimos consignados para servidores públicos federais. Agora que respondemos todas as suas dúvidas, você está pronto para encontrar a melhor solução para as suas necessidades!

Acompanhe o blog Fontes para ter acesso aos melhores conteúdos sobre o universo das finanças. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.